terça-feira, 28 de abril de 2015

REFLEXÃO SOBRE AS MINHAS MEMÓRIAS

Sou a professora Tânia, fiz o magistério na cidade de Niterói - RJ, como já tinha o ensino médio - formação geral, fiz complementação das disciplinas pedagógicas: Centro Educacional de Niterói, foi uma estimulante experiência que vivi durante dois anos no curso de formação de professores, desenvolvida pela instituição, que me ofereceu oportunidade de ampliar meus estudos e ter uma formação profissional para exercer o magistério dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi através do curso que me foi proporcionado subsídios em conteúdos, metodologias, técnicas de trabalho para meu crescimento profissional, desenvolvendo em mim habilidades e competências necessárias à atuação pedagógica.


E no próprio Centro Educacional de Niterói "o Centrinho" que fiz meu estágio, foram seis meses de estágio supervisionado, com uma turma de alfabetização. Foi gratificante pois aprendi na prática o que estudei e me dediquei na teórica. E a cada dia, a cada mês, a cada ano, e até hoje continuo sendo professora, aprendendo a cada dia. Acredito que contribuo com meu trabalho em sala de aula, fazendo com que meus alunos aprendam, cresçam, se tornem pessoas pensantes, cidadãos. O que me emociona, é saber e ver o crescimento/desenvolvimento do aluno, sua vontade de aprender, o envolvimento nas atividades, sua alegria em me ver e me chamar de professora. Ser professor pra mim é isso, não só trocar informações, ensinar, é receber carinho, ser reconhecida pelo teu aluno, é ele te receber com um sorriso, um abraço, um beijo.  Escolhi essa área por motivos pessoais, quando minha filha começou a frequentar a escola, fiz sua adaptação, participava de algumas atividades e ficava uma parte da tarde juntamente com toda a equipe escolar, acompanhando atividades pedagógicas, envolvida naquele ambiente, foi onde me senti muito a vontade e fascinada pela escola, onde despertou o meu interesse, e não parei mais, porque amo o que eu faço, amo estar dentro de uma escola, amo preparar aulas, amo estar dentro da sala de aula, amo o barulho escolar. Sou suspeita para falar. Estou estudando neste momento, fazendo pedagogia na UFRGS, outra conquista importantíssima em minha vida, uma coisa completa a outra, e esse é o início de um grande sucesso. Estou sempre em busca de um curso, uma formação que me amplie o conhecimento e melhorias para utilizar em sala de aula. A busca é incessante. Hoje trabalho em duas escolas, manhã E.E.E.F. Tom Jobim, que fica dentro da FASE Fundação de Assistência Sócio Educativa, trabalhos com jovens que cometeram alguma infração e estão cumprindo uma medica, e a escola faz parte desse projeto de ressocialização. A tarde trabalho na Escola Aberta E.E.E.F. Vila Cruzeiro do Sul, trabalho com jovens que estão na vulnerabilidade social, abrigados, sem família, ou seja, alunos que escolas regulares não aceitam u são expulsos, nós os abrigamos em nossa escola. Trabalhamos com vários projetos: JR Justiça Restaurativa, Sala de Recursos, Mais Educação, Oficinas diversas, turno integral....
Sou uma pessoa muito interessada no que faço. Faço com prazer e amor, tanto meu estudo quanto meu trabalho.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

RETRATOS DA ESCOLA


RETRATOS DA ESCOLA


Criada em 24/03/1986 - Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Cruzeiro do Sul
Com sua proposta pedagógica alternativa denominada ESCOLA ABERTA...
"Uma escola considerada como uma área geográfica que mantém um espaço humano onde as pessoas se relacionam, operando como um centro permanente de educação e, consequentemente, garantindo o intercâmbio de informações, tendo como objetivo o atendimento às necessidades, valores e interesses de todas as faixas etárias e sociais da comunidade, visando a autopromoção do ser humano".  


OBJETIVO
       Dar assistência às crianças em vulnerabilidade social
       Escola com turno integral
       Atividades: Gincanas, cooperativa do pão, capoeira, ênfase em datas comemorativas, esporte, Mais Educação, Sala de J R (Justiça Restaurativa), Sala de Recursos, etc    






Tânia Maria Mariano

terça-feira, 21 de abril de 2015

PORTFÓLIO

21/04/2015 Trabalho de pedagogia - UFRGS

Olá pessoal, minha opinião sobre portfólio de aprendizagem...após ler o texto...como segue

O Portfólio é esse instrumento que reflete a trajetória desse saber construído. Também possibilita aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado (Vieira, 2002).
O portfólio é o registro das atividades diárias construídas por alunos e professores no decorrer do ano, através desse processo eu acompanho o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno, ou de cada grupo de alunos.
Como exemplo, o próprio caderno do aluno é um portfólio, porque nele está o registro diário de suas atividades. Apresentando sua evolução na aprendizagem.
Trabalhos: como ditados, folhas de atividades...são guardados em pastas individuais, que mostram sua evolução ao longo do semestre ou ano.
O portfólio é um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações e trabalhos. São situações que agregam valores a um processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

 Porto Alegre, 06/04/2015 Segunda-feira


Os trabalhos aqui postados terão foco na educação e seu ensino em forma de arte, sobretudo em uma escola "aberta" em que há uma necessidade maior de aprendizagem exatamente com este  formato. As crianças estudando desta forma aprendem se divertindo e já refletindo sobre a educação e sua cidadania, ou seja, aquela criança que não está acostumada com um tratamento de carinho e amor o que exatamente está muito ausente nas pessoas hoje em dia. 

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Apresentação

Porto alegre, 03/04/15 sexta-feira

Olá pessoal, meu nome é Tânia, sou professora da Rede Estadual, anos iniciais, trabalho no turno da manhã na Escola Tom Jobim que fica dentro da FASE, atendo uma turma multiseriada, jovens que estão cumprindo medida sócio educativa, a escola faz parte desta medida. À tarde trabalho na Escola Cruzeiro do Sul, com o 4º ano, atendo crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, abrigados etc.
Sou estudante de padagogia ead na UFRGS, sou muito grata pelas minhas conquistas e estou muito motivada com meu curso, quero me formar, pois tenho muita vontade de dar aula para formação de professores, acredito que tenho muito a contribuir.